terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O QUE É O VÁCUO?

                                                                                                         
Vácuo é um espaço onde nada é encontrado, ou seja, onde há ausência de matéria: líquidos, sólidos,  gases e até mesmo o ar. A palavra é derivada do latim: vakuus, que significa "vazio". Apesar de considerarmos que não existe matéria alguma no vácuo, a física quântica, que lida com coisas extremamente pequenas, leva em consideração o fato de que essas regiões contêm quantidades mínimas de energia, além de campos eletromagnéticos e gravitacionais. Portanto, o vácuo não pode ser considerado como um vazio total. Seu conceito é puramente teórico, pois só podemos obtê-lo, parcialmente.

O espaço mesmo sendo composto de muitos corpos massivos, tais como: estrelas, planetas, asteroides, lua e cometas, entre outros, é considerado um vácuo. Isso se deve ao fato de que o espaço é imenso. Entre esses corpos existem milhões de quilômetros de nada. Nesse espaço vazio, chamado de Espaço Interestelar, teoricamente, não existe matéria.

Podemos obter um vácuo, de forma muito simples, usando uma seringa descartável sem agulha. Para isso,  empurre o êmbolo até o final. Tampe a ponta da seringa com um dedo e puxe o êmbolo. O espaço que surge entre a ponta da seringa e a borracha do êmbolo é um exemplo de vácuo parcial.   (J.M.)