Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons livres (partículas eletrizadas), provocado por um desequilíbrio de potencial entre dois pontos, chamados de polos (fase e neutro), que compõem o sistema de condução de energia. Esse desequilíbrio de energia é chamado de diferença de potencial elétrico (ddp), tensão elétrica ou voltagem, que no Sistema Internacional de Medidas (S.I.), tem como unidade o volt (v).
Tomando como exemplo a instalação elétrica monofásica de uma residência, observamos que uma tomada tem três fios: fase, terra e neutro. Os fios das extremidades, fase e neutro, são responsáveis pela alimentação dos aparelhos domésticos e lâmpadas. Entre dois pontos considerados, ao longo desses fios, deve existir uma ddp equivalente a 110 volts ou 220 volts (dependendo da região do Brasil). Quando, em equilíbrio, as partículas que compõem um fio condutor possuem movimento vibratório e desordenado, ou seja, sem direção e sentido definidos. Quando houver uma interação entre os fios do sistema condutor, ou seja, quando o circuito for fechado, a ddp faz com que os elétrons se movimentem, ordenadamente, caracterizando o que chamamos de corrente elétrica.
O fio terra tem como finalidade principal proteger o usuário de equipamentos eletro-eletrônicos contra choques elétricos intensos. Uma de suas extremidades fica ligada à carcaça do equipamento através do fio mediano da tomada e a outra, em uma haste de cobre que fica enterrada no solo (aterramento). Dessa forma em caso de choque a corrente é desviada através do fio terra, diminuindo os riscos para o usuário desses equipamentos.
A corrente elétrica classifica-se em dois tipos: corrente contínua - CC ou DC (em inglês direct courrent) e corrente alternada - CA ou AC (em inglês alternating courrent).
A corrente contínua é aquela em que o fluxo de elétrons possui intensidade e sentido constantes. Possui pólos definidos, ou seja, não podem ser invertidos. É gerada por baterias, pilhas, dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias que transformam a corrente alternada em corrente contínua.
A corrente alternada é aquela em que o fluxo de elétrons, ao longo do sistema de condução, possui intensidade e sentido oscilantes, ou seja, os portadores de carga realizam movimentos de vai-e-vem 60 vezes por segundo (frequência de 60 hertz). Portanto, por causa dessa inversão de sentido, esse tipo de corrente não tem polarização definida. Contudo, como já vimos, essa oscilação de polos acontece com uma frequência muito rápida. A corrente alternada é gerada por usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas. ( J.M.)